O saldão e o grande desafio para nossa mente e cartão que adora gastar

Olá

Este post foi criado após uma breve reflexão depois de um passeio rápido. Não é extenso ou com ideias concretas, são apenas abstrações sobre algumas dúvidas básicas quando estamos prestes a comprar algo. Antes de sair por aí envaidecida e enlouquecida, totalmente seduzida pelas promoções, que tal fazer algumas perguntinhas básicas e objetivas. Talvez te ajude a manter o controle e a fazer o bom uso do seu dinheiro.

Basicamente eu resolvi fazer este post depois de perceber sempre o mesmo dilema quando eu me deparo com uma promoção pelas ruas?! Impressionante como São Paulo é cheia de lojas com atrativos, e o mais impressionante ainda é como nosso corpo reage a esses números XX% e YY% de desconto, Compre um leve dois, e por aí vai, certo?! Olhos piscam, coração dispara, a mão se prepara rapidamente para sacar o cartão, é quase um surto de automatismo que depois quando você volta a si mal entende por que comprou aquilo e nem sabe quando usará, a única certeza que tem é que comprou e está ali.

Errado. Se você passear por aí, verá que o que não falta são “folders” promocionais, emails, cartazes, anúncio nas próprias lojas enfim. Eu acho que o mais importante nessas horas e é o que sempre falo para amigas e mãe, seria ponderação. Gosto de usar também o sistema de perguntas funcionais, do tipo:

Porque você precisa desta peça?

Qual seria o diferencial desta peça no seu guarda roupa?

O que acrescentaria?

Qual propósito: pessoal ou profissional?

Combina com outras peças ou terei que adquirir mais peças?

Estou levando uma peça por ser tendência ou realmente fica bem no meu corpo?

Caso as perguntas tenham respostas negativas, você também pode se perguntar em relação ás cores lembra que comprei da minha amiga personagem Turma da Mônica?  Para ela eu pergunto e ao mesmo tempo eu respondo, é algo “bem fora do normal” eu concordo. Eu pergunto á ela: você tem casacos, desta cor seguramente não, disso tenho certeza. Depois eu faço as outras perguntas, ainda que mentalmente, essas perguntas nos ajudam a manter disciplina e nos orienta quanto á aquisição final.

Eu acho que estas questões são fundamentais. Estou na verdade aprendendo com o tempo porque meu guarda roupa estava tão lotado e eu não achava nada e no momento estou naquele marco divisório da minha vida, como organizar e estruturar guarda roupa, manter/criar um estilo pessoal enfim. Essas questões estão me ajudando demais.

E você também tem alguma dica que acha útil? Contribua, divida, é estimulante criar esses desafios a nós sabendo que outros também passam pelas mesmas angustias, dúvidas e desesperos. Um grande abraço.

Have a sunshine Day!

Disclaimer

Comente aqui. Comentários considerados de natureza agressiva não serão aceitos.

