Amigo secreto ou amigo da onça?

Olá

E chegamos a dezembro. Eu acho esse mês maravilhoso, é quando ganhamos o décimo terceiro, tiramos férias, tem Natal e Ano Novo, tem os almoços e jantares de confraternização, entre outros compromissos. Temos também, o famoso amigo secreto, amigo oculto, amigo invisível, dentre outras nomenclaturas.

Acredito que esse será um post controverso, porque eu NÃO GOSTO DE AMIGO SECRETO. E a minha vida inteira, eu sempre deixei isso bem claro e, sempre fui extremamente julgada e criticada. Julgamentos à parte, eu decidi descrever o meu ponto de vista da brincadeira. Não espero que alguém me entenda, mas que no mínimo respeite o meu ponto de vista.

Normalmente quando você é convidado a participar da brincadeira, você aceita participar por educação. Eu acho que aí é que as coisas já começa a desandar. Você não aceita por motivos verdadeiros, você normalmente aceita o convite por que:

  • Quer fazer parte de um grupo
  • Tem vergonha de dizer não
  • Fazer social com o chefe
  • E outros mais…

Sinceramente, “já fiz essa linha social” e não me fez bem, e se não convence você, seguramente não convencerá aos outros. E para deixar a situação melhor ainda (lei de Murphy BERRA) na brincadeira você “sorteará” para presentear aquela pessoa que você:

  • Menos conversa
  • Menos gosta
  • Menos conhece
  • Escolheu o presente mais difícil
  • Escolheu o presente mais caro
  • E outros mais…

Mas aí é claro, você já fez “a linha social” simpático, agradável, educado, imagina se você confessar que acha “aquele ser insuportável”. Imagina, que pecado?! Mas veja pelo lado positivo (existe um?) é um momento de celebração, você terá a oportunidade de conhecer a pessoa, talvez mudar de opinião, talvez virarem amigos. Ok, essa é uma possibilidade, mas tivemos 365 dias do ano para resolver essa pendência, por que é necessário ter uma festa para isso? Parece um pouco artificial, não parece? Vamos virar amigos por que eu dei um presente legal ou por que eu recebi um presente legal? Além disso, se é para se divertir por que não fazer uma festa normal, sem troca de presentes? Esse argumento eu acho bem fajuto…

Tem também outros fatores que melhoram a situação. Quem não ama fazer compras no final do ano. A cidade está lotada, está fazendo um calor maravilhoso, as lojas estão lotadas de pessoas bem humoradas e, por conseguinte, os vendedores estão sobrecarregados e, por aí vai. A probabilidade de não achar o presente solicitado é muito maior. Quantas vezes você não participou de um amigo secreto e ganhou algo diferente do solicitado e ouviu: “não achei o que você solicitou” (Como me sinto quando – Hulk/Avatar style).

Amigo Secreto

Amigo Secreto

Por outro lado, você poderia recorrer á Internet, mas é claro que este tipo de presente você não pode arriscar e comprar online. Ou você irá a um amigo secreto sem nada nas mãos, fazer a linhda esquecido, desagrável, mal educado, etc. Pior que acontece, viu?! No ano passado eu vi acontecer com duas pessoas…

Mas para deixar seu dia melhor, finalizar com chave de ouro, ou melhor, com presente de grego, quem te sorteou te dará um presente que te fará tão feliz! Feliz como o Hulk quando vê seu inimigo. Tipos de presentes super bons (A.K.A. Hulk style):

  • Mais barato do que você gastou
  • Não tão legal quanto você imaginou
  • Não tão original
  • Nada a ver com o que você pediu
  • E outros mais…

Um dos exemplos clássicos, tipo: presentear com uma garrafa de vinho super “bapho” e ganhar uma caixa de chocolates. Mas se você mencionar qualquer descontentamento, você está sendo exigente e desagradável. A pessoa que te “sorteou” não tinha conhecimento sobre o presente solicitado…

Tem também o caso do amigo mesquinha e egoísta que acha um absurdo o presente que o “sorteado” solicitou, tipo “meu deus trinta reais num CD”. Não seria tão bizarro se esse comentário viesse da pessoa que costuma gastar trezentos reais numa noite de balada? Sem julgamentos, é claro!

Acho que participar para perturbar é melhor não participar. Na verdade, fazer qualquer coisa forçada é insuportável. Eu não gosto, eu não acho graça, eu não critico quem gosta, mas peço que por gentileza, aceite minha opinião como eu aceito sua. Este é aquele momento em que recebemos aquela marca, tipo marca em gado, “o amigo insuportável e anti-social” que não sabe brincar?

Gostaria de fazer algumas considerações: Qual o problema de não gostar de uma brincadeira? Você gosta de todas as brincadeiras do mundo? Considerando todas as minhas participações anteriores, com exceção de algumas mais recentes, todas foram horríveis, em todos os sentidos!

E quando você sorteia “a pessoa menos conhecida e agradável”, outro problema se inicia. Primeiro por que é “pecado” não gostar de uma pessoa? Sinceramente eu não entendo e não vejo problema algum? Qual o problema em não gostar de uma pessoa? Não vejo ofensa alguma. Ofensa seria jogar praga, criar ódio, discriminar, passar por cima, enfim. Não vejo crime em não gostar de uma pessoa e não a querer por perto. Se você não gosta de chuchu você não é recriminado? Eu acho chuchu super gostoso. Tem gente que detesta e desdenha e, nem por isso é descriminado.

E como todos nós sabemos “nada que é ruim, não pode piorar”, existem outras modalidades “de amigo secreto”. Tão divertido, quanto, é claro. Essas que descreverei são as que eu conheço por que já participei ou por que já ouvi falar:

  • Amigo da onça: essa brincadeira normalmente faz-se em conjunto com o amigo secreto. É um amigo secreto ás avesso (não no meu caso), você compra algo que a pessoa sorteada odeia?
  • Amigo chocolate: como o nome já indica, seria uma troca de chocolates. Quando eu podia comer, até aceitava participar desse, já que usualmente no amigo secreto convencional, eu só ganhava caixa de chocolate (aquele da caixa amarela é claro, nunca da caixa azul).
  • Amigo de 1,99: trocar peças compradas de R$ 1,99 dinheirinhas. Esse eu até aceitava participar porque “porcaria por porcaria”, pelo menos “não saia perdendo”.
  • Amigo de itens eróticos: essa talvez tenha sido a mais bizarra que já ouvi, mas de acordo com uma amiga é muito divertido… Seria uma troca de brinquedos eróticos?
  • Amigo secreto inglês (ou chinês ou elefante branco): quando eu participei deste eu achei que seria um tédio, mas das modalidades é o melhor. É um tipo de amigo secreto que você compra um “presente neutro” dentre do valor estipulado e não há sorteio. Para iniciar a brincadeira, há um sorteio feito na hora, tipo número 1, 2,3… Nessa modalidade tem a possibilidade de trocar o presente com outra pessoa. Até o final da troca de presentes, você não sabe o que realmente ganhou, por que as pessoas podem trocar o presente por outro presente já aberto.

Devem existir outras modalidades que não listadas, mas essas são as que eu conheço. Enfim, se depois de ler tudo isso você ainda me acha maluca, segue alguns sites que ajudam na hora de organizar a brincadeira:

Amigo secreto

Amigo secreto digital 

Se pesquisar achará aplicativos no Facebook e Twitter.  Independente da minha opinião e experiências anteriores, eu desejo um ótimo amigo secreto á todos vocês.

E aí, vocês gostam ou não de amigo secreto? Compartilhe aqui.

Have a sunshine Day!

2 comentários sobre “Amigo secreto ou amigo da onça?

  1. Olá😀
    Bom, sinceramente eu gosto de participar deste tipo de evento, eu sou muito desencanada com esse tipo de coisa, sou muito simples e o segredo do negocio é não esperar demais dos outros, apenas curto o momento com as pessoas que gosto, brinco, dou risada, e ai acaba ficando bem legal, acho esse tipo de evento muito bom para conhecer outras pessoas que você nem tem muito contato e quando você menos espera surge uma ótima amizade, no final tudo dá certo.
    Beijãoo, seguindo😉
    http://annereviews.blogspot.com.br/

    • Oi Elaine
      Seja bem vinda, poxa no primeiro dia e bem no post mais polêmico. Bom como expressei acima não faz minha praia, mas respeito sua opinião, que é igual a de várias conhecidos. Acho que o mais importante é não julgar, independente da opinião, não gosto e nao acho graça da brincadeira, e as consequências eu considero desastrosas….🙂
      Já passei no seu cantinho e curti a fan page😉
      Beijos e obrigada

Comente aqui. Comentários considerados de natureza agressiva não serão aceitos.

