Paypal: algumas dúvidas gerais

Olá

O Paypal é um sistema financeiro de pagamento utilizado no comércio virtual mundial. O site possui versão em português que inclui serviço de atendimento ao consumidor em português, tanto por email quanto por telefone.

Para usar o Paypal, como requisito básico inicial é necessário possuir um cartão de crédito nacional ou internacional e/ou uma conta bancária de um banco aceito pelo sistema. Vale destacar que em alguns casos, o Paypal solicita documentos ou inserção de um código antes da primeira compra.

Para realizar a primeira transação é necessário fazer um cadatro e neste cadastro são incluídas diversas informações. Mas por que o Paypal precisa disso? Pense que, assim como você quer ter garantia de receber o produto, o vendedor também terá. E assim, como o Paypal é o intermediário entre você e sua compra, nada mais justo do que seus dados estarem neste site.

E por fim, é solicitado à inclusão de um ou mais cartões de crédito no sistema. Ao contrário dos sistemas financeiros nacionais que perguntam qual a forma de pagamento preferida, o Paypal mantém seu cartão registrado no sistema. Por um lado, é bom por que agiliza a compra, por outro, é ruim para pessoas que costumam “andar” com o laptop, em caso de perda ou roubo o transtorno poderá ser maior.

Neste último parágrafo, podemos dizer que temos duas dicas: a  primeira seria: criar uma senha apenas para o Paypal e a segunda: não salvar a senha no navegador.

Em relação às compras, note que:

  • Cartão nacional: cadastrar um cartão de crédito nacional para realizar compras em lojas NACIONAIS;
  • Cartão internacional: será utilizado nas compras feitas no comércio INTERNACIONAL;
  • Conta bancária: são aceitos alguns bancos e apenas para pagamento em compras feitas em lojas NACIONAIS.

Atualmente o Paypal tem feito um sistema de verificação para contas novas. Não sei ao certo se este procedimento é atribuído á alguns tipos de cartões ou á novas contas no sistema. Aparentemente são solicitados alguns documentos e um código verificador que aparece na fatura do cartão do crédito.

De qualquer maneira, se tiver dúvida, o Paypal responde, tanto por email/formulário de contato quanto por telefone. Por favor, note que atendimento telefônico requer um código que é solicitado no site.

Várias lojas nacionais aceitam o Paypal como método de pagamento e, inclusive oferecem incentivos, como créditos, bônus, frete gratuito, dentre outros.

Em relação á vantagem do uso como pagamento do Paypal: o pagamento é liberado ao vendedor após o prazo estabelecido e o recebimento do produto. É possível abrir disputa pelo site em até 45 dias após a compra. Eu não concordo com este prazo e acho que deveria ser ampliado, por que compras internacionais nem sempre respeitam o prazo estabelecido por conta da burocracia do nosso país.

Acredito que consegui falar de maneira descontraída e sucinta sobre alguns aspectos do Paypal, se ficou alguma dúvida ou tiver alguma sugestão, fale nos comentários.

Have a sunshine Day!

Comente aqui. Comentários considerados de natureza agressiva não serão aceitos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s