Parei de fumar, e agora?

Olá

Há um ano atrás decidi parar de fumar. Eu imaginei que não seria fácil e em algum momento eu teria dificuldade mas, não tinha noção ao certo de como seria.

Eu era uma fumante compulsiva e, eu decidi que quando meu “e-cig” chegasse eu usaria apenas o “e-cig”. Como complemento eu comprei gomas de mascar sabor CANELA e balas ácidas, não sei explicar o motivo mas, foi o que eu usei e foi o que me ajudou.

Nos três primeiros meses, a sensação e a vontade de fumar, são iguais a sensação de ter parado de fumar no dia anterior. Exatamente isso, por três meses, você sente vontade intensa de fumar.

Eu lembro que assistia Friends e o Chandler era ex-fumante e ás vezes ele falava que sonhava com cigarros ou ficava ao lado de um fumante para “inalar” um pouco da fumaça. Comigo aconteceu exatamente a mesma coisa. Ás vezes eu sonho com cigarros. É algo bem estranho, é quase como um capítulo do Diário de um Magro, como se eu estivesse em um SPA passando fome e sonhando com comida. Uma sensação estranha e difícil de explicar.

O cigarro eletrônico é como se fosse um cigarro mas com um sabor meio adocicado. Existem diversos tipos, para ser sincera, acho que todos tem o mesmo sabor, o que diferencia é a intensidade de sabor e acho que o sabor adocicado. É meio estranho mas, me ajudou bastante.

Eu usei  o e-cig por três meses e depois esporadicamente. Eu não tive problema em permanecer ao lado de fumantes, eu sempre tive a noção que a decisão de parar de fumar foi minha e, quem precisava parar de fumar era eu, então,  não pareceu lógico e necessário “cortar” o convívio com fumantes.

A vontade de fumar ao longo do meses diminui, quer dizer, a intensidade da “fissura” diminui, mas a vontade de fumar permanece. O que não quer dizer que eu ainda não sonhe com um cigarrinho, hahahahahahahaa.

Vale lembrar que no Brasil, o e-cig é proibido pela ANVISA*. Eu acho que deveria ser liberado ao menos, com receita médica, porque ajuda bastante (Esta reportagem demonstra o interese de médicos britânicos em receitar e-cig aos pacientes fumantes)

*Se você comprou e não recebeu, é provável que a ANVISA tenha recusado seu pacote e após um tempo você receberá a notificação de que o produto é proibido no Brasil e por isso foi devolvido ao vendedor/loja.

No meu caso, eu havia tentando goma de mascar de nicotina, adesivos, acupuntura, aquelas piteiras caras e o remédio que deixa o gosto do cigarro horroroso. Claro, que todas as tentativas sem sucesso.

Até hoje eu não fui ao médico, na verdade, a médico nenhum. Eu parei de fumar sozinha. Algo que talvez tenha ajudado bastante foi não colocar pressão, ou estabelecer metas, muito menos fazer um calendário de “dias não fumados”. Ás vezes eu falava para minha família, estou há X dias sem fumar e eles todos falavam, não conta, não precisa.

Claro que é algo “meio psicológico” mas, quando eu percebia, já havia passado mais dois meses. E na verdade, depois do sexto mês você se sente mais livre, talvez tenha mais controle sobre a falta de cigarros.

Eu lembro que quando eu fumava, os anti fumantes, tinham uns sermões prontos contra o cigarro. Hipocrisias à parte, eu tenho noção que cigarro é uma droga, mas eu acho que esses sermões não ajudam em nada e existem outras coisas tão podres e cheios de porcarias como o cigarro e várias pessoas consomem livremente sem sermões.

Enfim, a única diferença que eu senti na minha vida após os cigarros, foi “maior disposição e fôlego”. Claro que o pulmão e bexiga agradecem, hauhauhuhahuahau! Mas para ser sincera, não sei é resultado de mudança de estilo de vida em geral, como tomar suplemente vitamínico, ir na nutricionista, etc. Sobre o meu “fôlego”, eu consigo caminhar 10 kms bem tranquilamente

Eu decidi escrever meu relato como maneira de incentivar outros e mostrar que há diversos caminhos e cada um é capaz de acertar seu rumo. Esse foi o “caminho” que eu usei, porque eu senti que assim deveria ser. Eu realmente não acho que há uma fórmula pronta. O mais importante é NUNCA se sentir culpado. Eu tentei diversas vezes e nunca achei que conseguiria. Tenha em mente que cada pessoa tem um organismo, você só precisa descobrir como controlar o seu.  Tenho uma amiga que conseguiu parar de fumar com medicamento, outro parou por conta e eu com o e-cig. Cada um a sua maneira. Tente a sua!

Eu não vou postar fotos do e-cig nem dos acessórios dele por que é proibido no Brasil. Não quero que meu post sirva como incentivo para uso e sim como incentivo para parar de fumar e buscar uma maneira saudável para ficar bem. Se digitar no Google é possível ver vídeos e relatos em outros blogs.

Espero ter ajudado. Você tem alguma dica? Divida aqui ou comente. Ficarei bem feliz e se você curtir a fanpage!.

Have a sunshine Day!

17 comentários sobre “Parei de fumar, e agora?

  1. Parabens mesmo ,eu comecei a fumar com 15 anos e parei com 42 anos ,faz 14 dias que não fumo
    tenho contato com amigas que fumam, mas não tenho vontade de fumar,só o cheiro me atrai mas quando a decisão vem de vc mesma não tem isso o que vale é sua decisão.

    • oi adriana que noticia boa, que bom que você está conseguindo segurar bem a vontade
      em dois meses eu completo dois anos sem cigarros e estou firme e forte🙂
      ás vezes eu sonho com cigarros, mas, eu sei que não tem como voltar a vida de fumante!
      obrigada pela companhia e pelo relato, beijos

  2. Olá, achei muito bacana o seu relato sobre a questão de parar de fumar. O que você disse é verdade, cada um tem seu estilo ao parar de fumar. O meu, no caso, resolvi de uma hora para outra, não vou fumar mais e pronto. Claro, sinto a vontade de fumar, mas se você não tiver força de vontade e persistência nunca irá parar. Ainda não completei 1 (um) mês sem cigarro, mas já está estou quase lá. É pouco tempo, para alguns sim, mas para mim já é uma grande vitória, ainda mais quando eu chegar no primeiro ano sem cigarro. Boa sorte a todos.
    Abraços !!!

    • Hoje (22/07/2015) estou completando 170 dias sem fumar um único cigarro. No meu relato anterior dizia que não havia completado 1 mês sem fumar, hoje já estou quase 6 meses, só mais 10 dias. É incrível como são as coisas, eu fumei durante 30 anos de minha vida, fumava e tinha a conciência de que fazia mal, sempre dizia para mim mesmo, “você precisa parar com isto”, mas eu via outras pessoas fumando e pensava, bom para que eu vou parar de fumar? Eu adorava fumar. Tentei parar várias e várias vezes e não conseguia, não entendo até hoje como foi que eu consegui largar de uma só vez. Mas foi bom, estou muito melhor hoje sem o cigarro.

  3. Bom dia
    comecei a fumar com 14 anos estou com 42. É já estou a 23 dias sem fumar.decidi que não compraria mais cigarro e que eu estava gastando muito com uma coisa que não ia me beneficiar em nada,no começo fiquei nervosa e achei que não ia conseguir
    estava nervosa senti muito a falta,minhas filhas e minha irmã me deu muita força e esta ajuda foi essencial,compraram varias pastilhas de balas para mim e me incentivaram muito.Meu chefe fuma muito mas não me atrapalha não acho necessário cortar o convívio com fumantes.Não estava dando conta de comprar com o salario que ganho e ainda manter minha casa e duas filhas e acho que foi a decisão mais certa que fiz,queria dividir isso com vcês e é um incentivo para parar de fumar
    Beijos a todas

  4. Fumei desde os 14 anos, tenho 57. Decidi parar de fumar há 21 dias. Fumava 2 maços por dia. às vezes fumo 3, 4 cigarros por dia. Fico um dia inteiro sem fumar. Não tenho problemas de “fissura”, desespero, nada. O meu único problema é que adoro fumar. Apesar dos 43 anos fumando, no meu caso, acho que é mais hábito do que vício. Não pretendo usar adesivos, goma de mascar, nada. É difícil, mas acho perfeitamente possível parar.

  5. Estou a 5 dias sem fumar estou enlouquecendo. É uma tristeza e ansiedade profunda! Nunca mais quero colocar esse lixo na boca. Mas estou sofrendo demais por causa da abstinência.

Comente aqui. Comentários considerados de natureza agressiva não serão aceitos.

